Antero de Quental

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Antero_de_Quental
Antero de Quental
Antero de Quental
Antero_de_Quental em outros projetos:

Antero Tarquínio de Quental (Ponta Delgada, 18 de Abril de 184211 de Setembro de 1891) foi um importante poeta, filósofo, tradutor e escritor português.


Obras[editar]

Raios de extinta luz[editar]

  • "Mas quem de amor nos lábios traz doçura/Esse é que leva a flor de uma alma pura!"
- O sol do Bello, 3º verso, 4ª estrofe

Obras traduzidas[editar]

Em francês[editar]

  • Tendências gerais da Filosofia na segunda metade do século XIX (Tendances Générales de la Philosophie dans la seconde moitié du XIXème siècle), tradução do português por Simone Biberfeld , prefácios de Ana Maia Almeida Martins e Joel Serrão, Collection Philosophia perennis, Editions de la Différence.

Citação: "L’heure est venue, semble-t-il, pour la philosophie moderne, de placer au crible les vérités acquises, de critiquer et coordonner les différets points de vue, de concilier les systèmes. On en observe de nombreux indices, l’un des plus frappants est sans aucun doute l’affaiblissement graduel de l’esprit de système, du fanatisme dogmatique. "(Página 38)

('’Na minha opinião, é chegada a hora, para a filosofia moderna, de examinar as verdades adquiridas, criticar e coordenar os diferentes pontos de vista, conciliar os sistemas. Observamos inúmeros índices a este respeito, e um dos mais surpreendentes é sem dúvida o enfraquecimento gradual do espírito de sistema, do fanatismo dogmático’’), (Página 38).